A presbiopia ou “vista cansada” é a dificuldade de enxergar com nitidez os objetos que estão perto dos olhos. Isso ocorre porque o olho perde a capacidade de acomodação e não consegue adaptar o foco em diferentes distâncias. A vista cansada é uma consequência natural do envelhecimento e pode surgir por dois motivos: fadiga do músculo ciliar ou perda da flexibilidade do cristalino (lente natural do olho).
A presbiopia é a doença ocular mais comum em idosos. Todas as pessoas após os 40 anos terão algum grau de presbiopia, seja mais leve ou mais severo.
A dificuldade de visão causada pela presbiopia pode ser compensada com óculos de grau, mas a cirurgia é uma alternativa mais confortável e permanente. Existem dois tipos de cirurgias para presbiopia:
- Cirurgia refrativa: o laser é utilizado para remodelar o formato da córnea e corrigir o erro de refração.
- Implante de lente: quando o cristalino também apresenta opacidade, opta-se por remover o cristalino comprometido e substitui-lo por uma lente multifocal (cirurgia de catarata).
Causas da presbiopia
A principal causa de presbiopia é o envelhecimento natural do olho, que se intensifica após os 40 anos de idade. A progressão da presbiopia também pode estar associada às seguintes doenças:
- Diabetes
- Anemia
- Doenças cardiovasculares
Sintomas de presbiopia
Os sintomas mais comuns de presbiopia ou vista cansada são:
- Visão embaçada de perto
- Dificuldade de leitura
- Necessidade de afastar os objetos para ler melhor
- Dor de cabeça
- Olhos cansados
Quer saber mais sobre a cirurgia para correção da presbiopia?