Na De Martini, trabalhamos com lentes de contato terapêuticas e lentes de contato com grau. As lentes de contato terapêuticas são indicadas para auxiliar o paciente no pós-cirúrgico da cirurgia refrativa ou em alguns casos de trauma ocular. Já a lente de contato com grau é recomendada para pacientes que desejam dispensar o uso de óculos de grau, seja por preferência estética ou para ter mais mobilidade e liberdade no dia a dia.
As lentes de contato com grau podem ser utilizadas para corrigir os chamados erros de refração. Os erros de refração são distorções de visão causadas por uma alteração no formato da córnea ou pela perda de elasticidade do cristalino. Portanto, as lentes de contato com grau são indicadas para pacientes com:
- Miopia – visão turva de longe
- Hipermetropia – visão turva de perto
- Astigmatismo – visão turva em diferentes distâncias
- Presbiopia – vista cansada (comum após os 40 anos)
Quem pode usar lentes de contato com grau?
Pacientes que têm miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia podem utilizar as lentes de contato com grau desde que não tenham outros problemas oculares associados. As lentes de contato não devem ser utilizadas por pacientes com:
- Síndrome do olho seco
- Infecções oculares crônicas
- Alergias oculares
- Problemas de coordenação motora ou dificuldades de memória (principalmente idosos)
Tipos de lentes de contato com grau.
As lentes de contato com grau podem variar dependendo do material e do tempo de descarte.
- Material das lentes de contato: as lentes de contato podem ser rígidas, gelatinosas ou do tipo rígida gás permeável. As lentes mais rígidas são mais duráveis e proporcionam maior qualidade de visão em graus altos. Enquanto as lentes gelatinosas são mais confortáveis e fáceis de manusear, mas devem ser trocadas com maior frequência.
- Tempo de descarte das lentes de contato: as lentes de contato podem ser de descarte diário ou de troca programada. As lentes de descarte diário são mais flexíveis e devem ser trocadas todos os dias, elas são indicadas para pacientes que estão em adaptação, que têm sensibilidade a agentes contaminantes ou que querem dispensar os óculos só em ocasiões específicas. As lentes de troca programada são mais resistentes podem ser de uso quinzenal, mensal ou anual.
Independentemente do tempo de descarte, o paciente deve ter cuidados especiais para fazer a troca e higienização correta das lentes. Nenhuma delas deve ser utilizada durante o sono.
O que é preciso saber para usar lentes de contato com grau?
As lentes de contato com grau são soluções mais práticas para pacientes que dependem de óculos para ter uma visão nítida, mas também são provisórias e removíveis. As lentes de contato são posicionadas sobre o olho, devem ser removidas antes de dormir e precisam ser higienizadas com frequência para evitar alergias e infecções oculares.
Para usar lentes de contato o paciente precisa ter disciplina para fazer uma rotina adequada de troca e higienização. Portanto, pacientes que desejam soluções mais permanentes podem optar por outros tipos de tratamentos, como a cirurgia refrativa ou implante de lentes intraoculares (que são colocadas no interior dos olhos).
Qual lente de contato devo usar?
Cada paciente possui características e necessidades oculares específicas. Por isso, o médico oftalmologista realizará todos os exames necessários para fazer a melhor indicação de lentes de contato para o seu caso. Você também terá o acompanhamento e apoio necessário para garantir uma boa adaptação e segurança no uso das lentes, recebendo todas as recomendações de cuidados com manuseio, troca e higienização.
Quer saber mais sobre as lentes de contato?